Criar um Jogo - Parte 2



Bom dia caros leitores, hoje vamos então dar continuação ao artigo Criar um Jogo, quem não leu a primeira parte do artigo para que entenda toda a explicação recomendo que leia Criar um Jogo - Parte 1, e caso não tenham o programa instalado podem fazer o download no link que está no fim do artigo.
Depois de já termos começado a ver como editar as propriedades dos objectos vamos ver quais são as acções que têm de ser configuradas e
como.
Depois de clicarmos em Addd Event e configurarmos as teclas com as quais vamos jogar como foi explicado na primeira parte do artigo temos de configurar as “colisões”, esta opção serve para definir se o que acontece quando este objecto colide com outro.
Para configurarmos esta opção vamos a Add Event e escolhemos “Colision” e o objecto com que vamos colidir, depois do lado direito da janela temos vários separadores cada um com algumas opções o separador que aparece por defeito é o “ move” e será aqui que vamos configurar as colisões, existem dois tipos de colisões que são as  usadas mais frequentemente num jogo deste tipo, vejam quais são e sigam os passos abaixo para as configurarem:



1- O primeiro tipo de colisão e este tem de ser quase sempre usado é em relação aos limites e paredes do jogo, porque se isto não for configurado o vosso personagem vai parecer um fantasma e passar paredes, para configurarem isto em primeiro lugar arrastam para o meio a opção “bounce” como mostra a imagem no numero 1 e apenas clicam ok, depois fazem o mesmo com a caixa para definir os movimentos mas aqui clicam no botão do stop no meio das setas e clicam OK assim quando o vosso personagem colidir com os limites não passa.





2- O segundo tipo de colisão tem a ver com jogos como packman onde caso colidam com o                                monstro perdem e voltam ao inicio do nível, para configurarmos isto continuamos no separador lateral move no subtítulo Jump e escolhemos a opção mostrada na imagem abaixo que serve para o personagem voltar ao ponto inicial, e esta opção é configurada duas vezes da primeira deixam a opção que vem por defeito e clicam OK, da segunda vez selecciona “Other” para que o outro objecto também volte á sua posição inicial. Depois vamos ao separador lateral “main1” e no subtítulo Rooms escolham a que diz Restart Room, para verem o nome basta passarem com o rato por cima e arrastem para o meio depois vai aparecer para escolherem o modo como o nível (sala) reinicia.




Com as indicações dadas neste artigo parte 1 e 2 já conseguem criar um jogo simples e sem problema e lembrem-se que os passos aplicam-se a todas as situações do género.
Se ficaram com alguma dúvida utilizem o botão Contacto para falar connosco.


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